Após um ano de preparação dedicada, o II Festival de Dança de Corbélia chegou ao seu auge nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2023, conquistando novamente o coração do público. Mesmo com três dias de chuva, o Centro Cultural José Rubin lotou sua capacidade, e cerca de 3 mil pessoas se encantaram com as apresentações de dança durante os três dias.
O esforço e a dedicação da equipe responsável pelo festival ao longo do último ano resultaram em um evento magnífico que teve sua abertura na sexta-feira, 27. O vice-Prefeito Dangelles Decki recepcionou o público ao lado da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Silvia Mara Skottki Pinto, junto ao Diretor de Cultura Marcos Vignatti e também da vereadora Marily Cardoso Skottki Bloemer.
Dangelles Decki reforçou a importância da cultura para o município, na preservação das raízes e no fortalecimento da identidade local, destacando que a arte e a expressão cultural desempenham um papel fundamental na construção de uma comunidade unida e consciente de sua história e tradições. Além disso, ele ressaltou que eventos como o II Festival de Dança de Corbélia são oportunidades valiosas para promover o talento local e inspirar novas gerações a se envolverem ativamente na promoção da cultura e da arte na cidade.
Na educação, a cultura gera um dos impactos mais significativos para a formação dos cidadãos, segundo a Secretária Silvia Mara Skottki Pinto. Ela ressaltou que a cultura enriquece o ambiente educacional, proporcionando uma compreensão mais profunda e ampla do mundo, das diferentes perspectivas e das tradições que moldam a sociedade. Silvia também fez questão de expressar um agradecimento especial ao Prefeito de Corbélia, Dr. Giovani, e ao Vice-Prefeito Dangelles Decki. Ela destacou a liderança e o compromisso de ambos com a promoção da cultura e da educação em Corbélia.
O Diretor de Cultura, Marcos Vignatti, reforçou o agradecimento e destacou o apoio fundamental que a cultura do município está recebendo da administração. Ele ressaltou que a valorização dos artistas locais não apenas enriquece o cenário cultural da cidade, mas também demonstra o compromisso da administração com os moradores de Corbélia. A atenção dedicada aos talentos locais cria um ambiente onde a cultura floresce e todos se sentem valorizados e representados. Marcos Vignatti enfatizou a importância desse apoio contínuo para o crescimento cultural e artístico da cidade.
Uma das novidades do II Festival de Dança de Corbélia foi a aquisição de uma obra de arte do renomado artista plástico, e morador de Corbélia, Alexandro Rambo Lira, intitulada "A Bailarina". A obra agora encontra-se em exibição permanente na Avenida das Artes, em homenagem a todos os artistas e bailarinos do município de Corbélia, enriquecendo ainda mais o cenário cultural da cidade.
Durante os três dias de evento subiram ao palco mais de 20 escolas de dança, vindas não só de Corbélia, mas também de cidades da região, como Cascavel, Nova Aurora e Cafelândia.
A tarde de domingo, 29, dia de encerramento, foi marcado pelas danças típicas tradicionais. E a plateia acompanhou apresentações como do Grupo da 3º Idade de Dança Alemã EdelWeiss, Grupo de Dança tradicionais da Igreja Evangélica Luterana, Blumennstrauss Tanz Gruppe, Grupo Infantil de Danças Típicas Alemã, do Centro Cultural, Klein Knop Blume (Pequena Flor) e CTG Recordando os Pagos.
“O II Festival de Dança de Corbélia demonstrou que a arte da dança desempenha um papel significativo na vida dos moradores de Corbélia, e inspira tanto os artistas quanto o público. Com essa participação ficamos entusiasmados em preparar para o próximo ano um evento ainda maior” comemorou o Diretor de Cultura Marcos Vignatti.