Neste sábado, 21 Corbélia, promove o Dia D de mobilização estadual da Campanha de Multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde (Sesa) reforça a necessidade da retomada do hábito de se imunizar, já que nos últimos anos as coberturas vacinais caíram em todo o mundo, tendo como principais fatores a desinformação e a disseminação de fake news.
A campanha que se estende por duas semanas, teve início dia 14 e seguirá até dia 28 de outubro. O objetivo é que toda a população de Corbélia atualize o esquema vacinal, tanto adultos e idosos quanto crianças e adolescentes, especialmente aqueles com até 15 anos de idade.
Em busca de facilitar o acesso da população todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Corbélia estarão de portas abertas neste sábado, 21, das 8h às 15h.
O Secretário de Saúde Paulo do Raio-x explicou que as equipes estão dedicadas a realizar o maior número de atendimentos possíveis para que mais pessoas estejam imunizadas. “Esta é uma oportunidade vital para garantir que as pessoas estejam protegidas contra uma série de doenças potencialmente graves, incluindo aquelas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, bem como as campanhas em andamento, como a Covid-19 e a Influenza.”
A expectativa da Vigilância Epidemiológica do município é de que as coberturas vacinais sejam alcançadas, conforme o número da população de cada faixa etária. São aguardados os pacientes menores de 15 anos para a atualização de esquema de vacinas, especialmente aqueles que estão com vacinas atrasadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a meta de vacinação contra a Poliomielite, por exemplo, é de 95%. No entanto, apenas 76% das crianças menores de 1 ano foram vacinadas no município.
“No caso do Sarampo que há pouco tempo foi reintroduzido no Brasil, justamente pelas baixas coberturas vacinais em todo território, a meta é a mesma da pólio, mas metade da população de Corbélia é considerada suscetível a se infectar com o vírus, considerando que a cobertura municipal atual, chegou a 87%, apenas.”
A Febre amarela é o que causa igual preocupação na Secretaria de Saúde. Ela pode ser facilmente evitada, com a aplicação de uma única dose da vacina contra a doença, porém apresenta índices de cobertura muito abaixo do esperado, chegando a apenas 81% da população, sendo que a meta é de 95%.
As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.
No dia da Campanha, serão disponibilizadas as Declarações de vacina para matrícula nas escolas somente para aqueles que estiverem com o esquema de vacinação em dia, ou seja, sem vacinas atrasadas.
Além das vacinas, as enfermeiras das Unidades de Saúde estarão oferecendo exames preventivos do Câncer de colo de útero e o agendamento de mamografia, além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva.