Corbélia, 22/11/2024
Notícias

Servidores da saúde passam por capacitação sobre humanização e ética na assistência ao paciente

O curso é gratuito e está sendo oferecido em parceria com o SENAC de Cascavel e visa aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população

Corbélia | Publicado em 28/09/2023 19:30

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo um curso para servidores que visa a humanização e ética no atendimento aos pacientes. O curso é gratuito e está sendo oferecido em parceria com o SENAC de Cascavel e visa aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.

O treinamento teve início na última sexta-feira, 22, e acontecerá um total de cinco encontros, todos agendados para as sextas-feiras à tarde. O programa está sendo ministrado por profissionais altamente qualificados, psicólogos do SENAC de Cascavel. O programa é desenvolvido Núcleo de Educação Permanente da Secretaria. 

A Enfermeira Daiane Palharini Frana, do setor de Educação Permanente em Saúde, explica que inicialmente, o curso está direcionado para a coordenação e gerência das unidades de saúde da atenção primária e especializada em saúde, mas o plano é estender esse conhecimento para todas as equipes de saúde no futuro.

“Os objetivos deste programa são múltiplos e essenciais. Em primeiro lugar, busca-se resgatar o senso de humanização e sensibilidade dos profissionais que atendem diretamente ou indiretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ética nos ambientes de trabalho e nas relações interpessoais também é uma prioridade, buscando promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso” detalha Daiane.

Segundo Daiane o curso também oferece uma oportunidade única de desenvolver a inteligência emocional dos profissionais de saúde, visando aprimorar tanto o crescimento pessoal quanto profissional, tanto em nível individual quanto coletivo. “Tudo isso tem como objetivo final garantir um atendimento ainda mais qualificado à população que depende dos serviços de saúde oferecidos.” 

Humanização que é primordial para o Secretário de Saúde, Paulo do Raio-x, ele enfatiza que a humanização acaba sendo deixada de lado com a burocratização dos processos, e que ela precisa ser resgatada. “Todos nós somos capazes de prestar um atendimento humanizado, e com a rapidez para atender, e os próprios padrões de atendimento, essa humanização acaba sendo deixada de lado. E esse treinamento resgata isso dos nossos servidores.” 

O conteúdo programático aborda diversos aspectos fundamentais, incluindo o relacionamento interpessoal e o atendimento humanizado. Questões como o conhecimento de si mesmo e do outro, a importância da primeira impressão, a diferença entre sensibilização e empatia, e a comunicação eficaz são todos explorados. Além disso, aspectos relacionados a sentimentos e estresse no ambiente de trabalho também são abordados.

No contexto corporativo, o curso discute temas como ética e postura no trabalho, como melhorar a convivência em grupo, como lidar com a resistência à mudança e desenvolver habilidades, e o uso adequado de ferramentas de comunicação, incluindo etiqueta e marketing pessoal.

O Secretário de Saúde, Paulo Borges Cardoso, parabenizou a equipe e falou que a iniciativa é valiosa para a capacitação para melhorar os serviços de saúde oferecidos à comunidade. “Com este curso, estamos resgatando esses valores tão essenciais. Estamos proporcionando aos nossos profissionais a oportunidade de desenvolverem suas habilidades de forma mais completa, de compreenderem melhor a importância da ética em nosso ambiente de trabalho e, principalmente, de oferecerem um atendimento mais qualificado e compassivo àqueles que atendemos diariamente” finaliza. 

Fonte: Assessoria


')