A 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) tem abertura oficial na noite desta segunda-feira, 28 de agosto, e pela primeira vez Corbélia terá representantes em três modalidades. A competição é uma realização do Governo do Estado, com a Secretaria do Esporte (SEES) à frente da organização. As disputas acontecem até o dia 1º de setembro, e durante esse período, os idosos vão mostrar todo o seu potencial esportivo e a paixão pela vida ativa.
O convite para participar da competição chegou até Corbélia por meio do Governo do Estado, sinalizando uma oportunidade para a cidade. O Secretário de Esportes de Corbélia, Juliano Schmitt Chui, compartilhou a empolgação por essa nova empreitada esportiva. Ele revelou que no ano passado, uma equipe da cidade já se preparou com uma oficina de capacitação, o que agora está se revelando uma jogada estratégica e acertada.
A Professora Neiva Bueno é responsável, ao lado do Professor Renato Ramalhais, por treinar os idosos para as competições. O projeto teve início ainda no ano passado com uma parceria entre a Secretaria de Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto MEXA-SE reúne idosos todos os dias para exercícios físicos. Com aulas diárias de exercícios físicos, o projeto serviu como alicerce para a preparação dos idosos para as competições.
“A gente foi pra aprender as modalidades e quando voltamos de lá trouxemos a proposta para a Secretaria de Saúde e Esportes, que se uniram. Fizemos o convite deixamos, aberto para que todos pudessem participar. Elas já faziam parte do projeto Mexa-se. Elas aderiram a ideia e vieram, e agora vão para suas primeiras competições.”
O evento, realizado na cidade Guaratuba, terá mais de 2 mil atletas vindos dos municípios paranaenses. Serão 692 equipes que estarão na disputa de 10 modalidades: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago.
A infraestrutura e o cuidado com os atletas foram garantidos pelo Governo do Estado. Hospedagem, alimentação e uma equipe robusta de 194 profissionais da saúde, incluindo professores de educação física e enfermeiros, asseguram o bem-estar dos competidores. Juliano Schmitt Chui enfatizou: "Vemos o esforço delas nos treinamentos, então é nosso dever incentivar. Qualidade de vida é saúde, e estaremos lá para representar nosso município com essa equipe incrível".
Josefa Ribeiro Alexandre, uma atleta de 77 anos é uma das atletas que vai para a disputa. Cheia de determinação ela conta que sua rotina semanal inclui muitos exercícios. “Faço ginástica na segunda, bato-bola terça, jogo basquete quarta e quinta. Não tem preguiça.”
Os professores que lideraram os treinamentos, testemunharam as transformações nos atletas. A percepção da professora é de melhor na qualidade de vida. “A gente percebe uma evolução na questão assim da mobilidade delas, coordenação motora, equilíbrio, a questão da interação, o quanto tá fazendo bem pra saúde mental delas também.”
O objetivo do evento não é ser só uma competição esportiva, mas uma união dos municípios para celebrar a vida, superar desafios e promover a integração. “A gente espera trazer a medalha, mas também o nosso foco principal é trazer a visão pra sociedade, pro nosso município que idoso também tem que praticar exercício físico, tem que praticar esporte e também tem direito a tá participando das competições” comemora Neiva.
Os atletas da terceira idade de Corbélia estão prontos para mostrar que a idade é apenas um número e que a determinação não tem data de validade.
“Nós vamos trazer nosso troféu, se Deus quiser” comemora dona Josefa.