Na noite desta segunda-feira, 21, mais de 100 microempresários de Corbélia se reuniram para participar de um treinamento sobre a emissão da nota fiscal de serviços por intermédio do sistema GOV.BR. A oficina foi oferecida gratuitamente por meio da Sala do Empreendedor em parceria com o SEBRAE e foi voltada especialmente para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam como prestadores de serviços. O novo sistema passa ser de uso obrigatório a partir de setembro.
A sessão de abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito, Dangelles Decki, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Andreo Fontana, e do Diretor de Indústria e Comércio, Jackson Vendrusculo. Eles deram boas-vindas aos participantes e ressaltaram a importância de uma capacitação estratégica para o universo dos microempresários.
Dangelles Decki reforçou o impacto positivo que a capacitação gera para os empreendedores locais: "A transição para o novo sistema de emissão de notas fiscais é um passo significativo, e muda o dia-a-dia dos pequenos empresários. Tudo que é novo gera dúvidas, e esse treinamento vem para reduzir essas dúvidas. Estamos aqui para apoiá-los em cada etapa dessa mudança, que, sem dúvida, abrirá novas oportunidades e melhorias em suas operações."
Toda a capacitação foi permeada pela ideia de colaboração e prontidão para abraçar a mudança. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Andreo Fontana, comentou sobre a necessidade manter os empresários sempre atualizados. "Nossos microempresários sempre demonstraram resiliência e adaptabilidade e precisam estar sempre se atualizando. É o que buscamos com essa capacitação. Conforme a Sala do Empreendedor nota a necessidade, nós vamos oferecendo os treinamentos, workshops e acompanhamentos.”
O Diretor de Indústria e Comércio, Jackson Vendrusculo, também partilhou sua perspectiva sobre o evento: "Este treinamento não é apenas sobre notas fiscais, é também um fortalecimento para os empreendedores de maneira que eles tenham as ferramentas necessárias para emitir suas notas fiscais e possam prestar seus serviços sem complexidade.”
O treinamento foi conduzido pelo contabilista Ageu Juarez, uma autoridade em finanças que, de forma didática e esclarecedora, detalhou aos empresários os procedimentos para a emissão das notas fiscais através da plataforma GOV.BR, bem como pelo aplicativo. O destaque da apresentação foi a abordagem passo a passo, destinada a garantir que todos os participantes adquirissem uma compreensão completa das novas práticas.
Uma transformação importante foi enfatizada durante o treinamento: a mudança do paradigma. Todos os MEIs prestadores de serviços deixarão de emitir suas notas fiscais pelo sistema utilizado na Prefeitura de Corbélia. A partir de agora, a emissão será direcionada para a plataforma Nota Fiscal de Serviço Nacional (www.gov.br/nfse) ou pelo aplicativo NFS-e Mobile, disponível nas lojas virtuais para download nos smartphones.