CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cafelândia

Cafelândia confirma primeiro caso de Chikungunya

Caso é de uma moradora do município, que veio recentemente de mudança do Paraguai

Cafelândia confirma primeiro caso de Chikungunya

O município de Cafelândia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou no início desta quarta-feira (05), durante coletiva de imprensa, o primeiro caso positivo de chikungunya no município.

O caso confirmado é de uma mulher de 65 anos, moradora da sede do município, que veio de recente mudança do país vizinho, Paraguai. A mesma, teve seu primeiro atendimento no início de março no Pronto Atendimento Municipal, com sintomas parecidos aos da Dengue, porém, com sinais sugestivos ao da chikungunya. Recebendo os primeiros atendimentos médicos, teve teste coletado e encaminhado ao laboratório central do Estado, confirmando o resultado para chikungunya. A paciente passa bem.

“Como o município apresenta hoje esse caso confirmada para a doença, estamos alertando à população para cuidarem de seus quintais, já que a transmissão também é através do mosquito Aedes aegypti. A equipe de endemias já fez uma ação conjunta com outros municípios e está desse a suspeita do caso, a equipe já fez o bloqueio através de veneno e ação de eliminação dos criadores, porém, precisamos do auxílio da população para manter seus quintais limpos, tirando todo recipiente que pode acumular água”, disse a secretária municipal de Saúde, Andreia Meurer.

O que é chikungunya?

A chikungunya é uma doença causada por um vírus, chamado CHIKV, com um conjunto de sintomas que é bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti, nos ambientes urbanos. No meio rural, é o mosquito Aedes albopictus que faz essa transmissão.

Pode ser chamada de febre chikungunya e, uma vez que a pessoa é picada por um mosquito infectado com o vírus, ela pode levar de quatro a sete dias para desenvolver os sintomas da doença.

Como é a transmissão?

Pacientes que estão em cidades grandes ou ambientes urbanos acabam se infectando com o chikungunya por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo mosquito capaz de transmitir a dengue.

Quais são os sintomas?

Entre os sintomas apresentados por um paciente infectado por chikungunya, pode-se destacar: febre alta (acima dos 39° C) de começo súbito; dor intensa nas juntas, geralmente em ambos os lados do corpo; pele e olhos avermelhados e irritados; erupções na pele que coçam; conjuntivite; dor no corpo; dor de cabeça; náuseas e vômitos.

O principal sintoma de chikungunya é a dor muito intensa nas articulações. O paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença. 

O indivíduo também pode apresentar dificuldade para movimentar os membros e articulações por conta das dores. Essa é apontada como uma das sequelas do chikungunya. Os outros sintomas podem durar até 14 dias.

Como prevenir o chikungunya?

A prevenção é feita por meio do combate a qualquer foco de mosquitos, como água parada. É evitando a reprodução desses insetos que se previne a transmissão do chikungunya.

Fonte: Assessoria

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade