Dados do Consamu apontam que, de janeiro a dezembro de 2022 (até o dia 26), mais de 58 mil pessoas foram atendidas pelo consórcio, seja através das ambulâncias de suporte básico e suporte avançado, motolâncias e Aeromédico.
No atendimento terrestre, foram 57.402 acionamentos de recursos do Samu, sendo que, no ano anterior, foram 52.622 acionamentos, aumento de quase 10%. O mês de maior demanda foi maio, com 5.143 atendimentos. Por outro lado, dezembro registrou a menor quantidade de acionamentos, 4.228.
De acordo com o prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, o aumento ocorre não apenas por conta do aumento populacional, “Mas também pela ampliação das responsabilidades do consórcio, que a partir deste ano assumiu o atendimento de ocorrências de rodovias, até então contempladas com concessionárias dotadas de equipes de salvamento”.
AEROMÉDICO
O Aeromédico do Consamu/Governo do Estado/Sesa decolou da base localizada próxima ao Aeroporto de Cascavel para atender 550 ocorrências neste ano, 49 a mais do que no ano anterior. O mês com maior pico de acionamentos foi novembro, com 62 chamadas. Por outro lado, março, com 43 demandas, foi o mês com menor incidência de chamadas.