A Câmara de Vereadores foi o local escolhido para o lançamento, em Corbélia, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (16), pela manhã e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Silvia Skotki Pinto e da chefe de Gabinete, Luana Paes que representou o prefeito, Giovani Hnatuw. O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar e tem o objetivo de alertar os adolescentes do quinto ano escolar sobre a prevenção ao uso de drogas.
Este ano a solenidade precisou seguir medidas de distanciamento social, por causa das imposições do coronavírus. Os alunos foram dispensados da solenidade. Ainda assim a secretária de Educação citou a importância do projeto, falou do conteúdo e destacou ações que vem dando certo na rede escolar do município.
Sargento Batista, da Polícia Militar, que é educador social capacitado em prevenção, também participou da cerimônia e destacou o resultado obtido pela conscientização dos alunos. Ele citou que nesta fase escolar as crianças se defrontam com um mundo alternativo e imaginário. “É fase de transição entre a criança e o adulto. É justamente um dos pontos de grandes descobertas e onde trafico mais intensifica ações angariar novos consumidores”, destacou. As ações do Proerd, segundo ele, servem justamente para bloquear esses sucessivos ataques.
A vereadora Marily Bloemer também fez questão de parabenizar a equipe da Secretaria de Educação e se colocou à disposição para ajudar com ações legislativas a fim de permitir que as crianças corbelienses possam estar protegidas. Já o tenente Paulo Roberto, coordenador regional do projeto, citou que além de prevenção contra o uso de drogas o Proerd se mostrou eficiente para descobrir casos de bullying, depressão e tentativas de suicido. “O Proerd trabalha no sentido de melhorar a autoestima das crianças e consegue proporcionar um ambiente de convívio bastante salutar”, citou.