A Secretária de Saúde de Corbélia, Cleide Terezinha Messias dos Santos, atendeu uma indicação feita pelo Legislativo e deslocou para o Hospital de Campanha Ecléia Wolf, o trailer do castramóvel. O aparato é novo, foi encaminhado ao Município através de um pedido do vereador, Volmir Reis por meio de uma emenda parlamentar, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Saúde.
Estava guardado junto ao pátio de máquinas porque o custo para a instalação de consultório veterinário, dentro dele, é bastante elevado. Na sexta-feira (24), o trailer foi levado ao Hospital de Campanha e vai abrigar, temporariamente, os servidores que trabalham na parte externa do hospital. A indicação legislativa que sugeriu a utilização do trailer é de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Eli Stefanello. Foi apresentada na segunda-feira (20), e aprovada por unanimidade.
A secretária de Saúde, Cleide Teresinha Messias, disse que sugestões são sempre vem vindas. Agradeceu a indicação e destacou que este é um momento único, bastante intenso. Essa é uma situação nova que pegou a todos de surpresa. É algo que exige muita atenção, criatividade e, principalmente, diálogo” comentou. Ela destacou também que dezenas de pacientes que passaram pelo hospital já concluíram, com sucesso, o tratamento de saúde.
Médico de profissão o prefeito, Giovani Hnatuw, percebeu a tempo a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento de Saúde do município e canalizou recursos para a construção do hospital. Seis municípios da microrregião aderiram a proposta de consórcio e estão encaminhando os pacientes para Corbélia. “O prefeito solicitou que fizéssemos tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para que a população sinta o menor impacto possível dessa pandemia e assim estamos trabalhando”, comentou a secretária.
Prorrogação de impostos
Na quarta-feira (22) o prefeito, Giovani Hnatuw, se reuniu com o vice-prefeito, Dangelles Decki e com toda a equipe de governo. O encontro durou cerca de duas horas e serviu para discutir alternativas que o Município tem a oferecer para auxiliar a comunidade na recuperação financeira da crise ocasionada pelo coronavírus. No mesmo dia foram pulicados dois decretos: o 447/2020 decreta calamidade pública, decorrente dos problemas de saúde e econômicos, gerados pelo Coronavírus. O outro, 448/2020, suspende por 180 dias o prazo prescricional de débitos que tinham sido inscritos em dívida ativa até 30 de março; suspende pelo prazo de 90 dias o vencimento das dívidas tributárias e não tributárias vincendas, bem como aplicação de multas de qualquer natureza. Entre essas dividas constam a prorrogação do IPTU, Taxa de Lixo e outros tributos.
Também suspendeu por 90 dias os prazos para apresentação de impugnações e de recursos tributários. O prefeito concedeu, ainda, prazo de três meses de carência para o pagamento da retribuição mensal nas hipóteses de permissão de uso, a título oneroso e de locação de imóveis.