Corbélia, 26/11/2024
Notícias

Equipes que vão trabalhar no Hospital de Campanha fazem hoje o primeiro plantão

Corbélia | Publicado em 13/04/2020 18:29

Começa a Funcionar na noite desta segunda-feira (13), em Corbélia, o Hospital Regional Ecléia Wolf. O nome foi dado em homenagem a uma pioneira do Município. A obra foi edificada em menos de uma semana, tem 54 leitos disponiveis e fica junto ao Centro de Eventos Laudemir Turra. Será um hospital de campanha destinado a atender, exclusivamente, pacientes com sintomas leves e moderados, acometidos por coronavirus. 

As equipes de montagem da mobilia trabalharam de forma intensa nestas últimas horas para deixar tudo pronto. O local recebeu todo o encanamento de ar comprimido que possibilitará, inclusive, a operação dos ventiladores mecânicos e respiradores artificiais em cada um dos leitos. Também foram construídos amplos corredores para facilitar o deslocalmento interno de macas e até a aproximação de ambulâncias.

A secretaria de Saúde de Corbélia, que vai administrar o espaço, já fez a escala de trabalho aos profissionais de saúde. A escala passa a valer a partir da noite de hoje e inclui médicos, profissionais de enfermagem, farmacêuticos,  agentes de apoio, profissionais de limpeza, cozinheiras e técnicos de laboratório. A Secretária de Saúde de Corbélia, Cleide Terezinha Messias, explicou ao Jornal ABC que os casos graves serão encaminhados à central de leitos que fará a regulação do atendimento em hospitais de Cascavel. 

É um hospital relativamente simples mas que contempla tudo o que a nossa população precisa. Para isso, foi necessário um esforço concentrado", comentou o prefeito, Giovani Hnatuw, ao citar que neste momento de emergência o Município tem dado prioridade absoluta à Saúde. "Deslocamos, inclusive, recursos financeiros de outras áreas, para atender as necessidades de apoio à vida", explicou. Ele contou que além de Corbélia o Hospital de Campanha Eléia Wolf também vai atender pacientes de Braganey, Iguatu, Anahy e Nova Aurora. 

"É uma obra que construímos para não ser utilizada mas, caso haja necessidade, estamos preparados para o pior", comentou o vice-prefeito, Dangelles Decki. Ao longo da tarde o presidente da Câmara de Vereadores, Eli Stefanelo, passou pelo local acompanhado do vereador Odair Pasetti. Os dois caminharam juntos por toda a extensão do hospital e saíram logo em seguida, sem conversar com a Imprensa.

Fonte: Portal ABC


')