O prefeito de Cafelândia, Estanislau Franus, vai editar um decreto que será publicado até esta sexta-feira (04), para permitir a reabertura do comércio, já segunda-feira (06). Na manhã de hoje foi elaborado um plano de contingenciamento pela equipe técnica da prefeitura e por membros da Associação Comercial e Industrial de Cafelândia. Esse plano é uma exigência e deverá ser apresentado ainda hoje à 10ª Regional de Saúde, em Cascavel, e ao Ministério Público, em Nova Aurora, para serem aprovados.
No plano de contingenciamento, cada comerciante que abrir as portas vai assinar um documento se responsabilizando por cumprir todas as normas de saúde pública impostas para o enfrentamento ao coronavírus. Esse termo de compromisso leva em conta a limitação de pessoas por metro quadrado e sem aglomeração. Além disso, cada cliente que entrar no comércio de Cafelândia terá que fazer a higienização pessoal na entrada das empresas. Para isso as empresas serão obrigadas a dispor, nas portas, álcool 70, em gel.
Franus lembrou que há críticas a quem toma a iniciativa de trabalhar, mas também há críticas para os que defendem o isolamento. "Ainda não sabemos quem está certo e quem está errado", comentou. O prefeito destacou que vai seguir todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. "Os técnicos do Município estão muito atentos a cada nova mudança e empenhados em resolver essa situação", comentou o prefeito.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cafelândia (Acicaf), participou ativamente da elaboração do plano de contingenciamento e agradeceu toda equipe que trabalhou no projeto para que o comércio possa reabrir, gradativamente. "A gente precisa buscar o equilíbrio. Temos que combater a doença de forma muito intensa mas não podemos permitir que o caos financeiro se instale na cidade. Essa é uma medida prudente, responsável, que adota muitos cuidados para proteção da população. Enfim, chegamos ao ponto de equilíbrio e esperamos que a situação se normalize".
Fonte: Portal ABCPublicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade