Um relatório oficial referente aos casos de Dengue, Zika, e Chikungunya foi divulgado hoje (01/04) pela Secretaria de Saúde de Corbélia conforme informações abaixo:
Dengue
1653 notificações
473 casos confirmados
136 casos descartados
1044 casos em investigação
Tipos de vírus circulantes: (Detectados no PCR Arboviroses)
Dengue tipo 1, 2 e 4
Zika
8 notificações
5 descartados
3 em investigação
Chikungunya
5 notificações
3 descartados (Detectou-se nas pesquisas de Arboviroses: Dengue 2 e 1)
2 caso em investigação
Notificações de DENGUE por semana epidemiológica:
Semana 1 – 2 notificações
Semana 2 – 6 notificações
Semana 3 – 6 notificações
Semana 4 – 15 notificações
Semana 5 – 13 notificações
Semana 6 - 26 notificações
Semana 7 – 93 notificações
Semana 8 – 130 notificações
Semana 9 – 174 notificações
Semana 10 – 233 notificações
Semana 11 – 317 notificações
Semana 12 - 301 notificações
Semana 13 – 225 notificações
Semana 14 – 87 notificações
Segundo a secretaria, foi solicitado ao governo do estado a aplicação do fumacê no dia 25 de fevereiro mas ainda nao foi enviado. A secretária foi a Curitiba pessoalmente solicitar a liberação para a aplicação em Corbélia.
Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:
Os sintomas de dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Quando acaba a febre, começam a surgir os sinais de alerta:
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. A baixa circulação sanguínea pode levar a pessoa a um estado de choque. Embora a maioria dos pacientes com dengue não desenvolva choque, a presença de certos sinais alertam para esse quadro:
A síndrome de choque da dengue, quando não tratada, pode levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.