O imóvel onde está construído o Hospital Municipal de Cafelândia, deverá ser utilizado para receber os pacientes de coronavírus. O serviço passará a funcionar de forma emergencial através de um convênio entre o Município e o Consamu. Uma equipe interdisciplicar esteve em Cafelândia na tarde desta quinta-feira (26), e confirmou a importância do funcionamento, neste período mais intenso da doença.
O prefeito, Estanislau Franus acredita que toda a documentação ficará pronta até o fim da semana que vem. Ele explicou que nesta sexta-feira (27), a Prefeitura vai informar ao Consamu todos os equipamentos disponíveis no hospital e aguarda que seja passada a lista com demais itens necessários. A intenção é permitir a abertura imediata de 24 leitos para atender, exclusivamente, pacientes de coronavírus. Todas as despesas de instalação e manutenção serão arcadas pelo Município, inclusive os profissionais médicos e enfermeiros.
Pelo acordo o Consamu fará a contratação dos profissionais e a regulação do sistema, enquanto que o Município entra com a estrutura física, os medicamentos e os salários dos profissionais. "Será um custo bastante elevado mas o Município não pode ficar omisso nesse momento em que o coronavírus vai impactar de forma intensa na nossa comunidade", comentou o prefeito.
Nesta sexta-feira às 14 horas está marcara uma reunião na sala de reuniões da prefeitura para fazer a composição e instalação do Comitê de Crise. O encontro terá a presença de membros da polícia, da Defesa Civil, além de representantes da Copacol, do Paróco e de um pastor. É esse grupo que ficará encarregado para auxiliar a tomada de decisões sobre o Coronavírus.