Corbélia, 27/11/2024
Notícias

Homem forte de Nelita admite dificuldades para Prefeitura manter pagamentos em dia

Darci Coraça participou do Programa Conversa Franca

Cotidiano | Publicado em 29/10/2016 08:00

O secretário de Finanças de Corbélia, Darci Coraça, admitiu ao Jornal ABC que o Município tem extrema dificuldade financeira. Segundo ele já há alguns compromissos que estão sendo protelados. O principal motivo estaria relacionado à crise financeira nacional, e a constante redução nos repasses mensais. Disse que os débitos vencidos já somam R$ 2 milhões, mas evitou falar pendências financeiras para o próximo prefeito. “Tudo vai depender da arrecadação de novembro e dezembro”, avisou.

Coraça afirmou que a intenção da prefeita em exercício, Nelita Bombarda, é entregar o governo com todas as contas em dia. Pessoas próximas à prefeita disseram que ela estaria obstinada e não abre mão de entregar o município completamente em ordem. Para chegar ao seu objetivo a prefeita precisou fazer incisões administrativas profundas. Na primeira semana depois das eleições ela determinou o enxugamento no quadro de pessoal. Houve varias baixas no grupo dos comissionados, inclusive nomes fortes, que tiveram papel fundamental na campanha, acabaram sendo afastados.

Nos próximos dias deve ser anunciada uma nova leva de demissões e um pacote de medidas para redução de custos. Neste pacote estariam inclusas novas medidas ásperas, mas necessárias para o equilíbrio. Há quem diga que uma das principais alterações está relacionada à Secretaria de Saúde. A prefeita estaria planejando reduzir o atendimento nas unidades básicas, também estaria disposta a reduzir o número de médicos.

O expediente em turno único é uma alternativa que poderá ser adotado caso fique comprovado que ele é capaz de provocar economia. Coraça participou de uma entrevista na Rádio Integração e disse que houve um sobressalto no repasse financeiro mensal. Segundo ele o dinheiro repassado em setembro deste ano é menor que o de igual período do ano passado. Além disso, houve reajustes que tiraram ainda mais a capacidade do Município de absorver essas oscilações negativas.

Ele informou que o Município vem reservando uma cota mensal para o pagamento do décimo terceiro salário, mas evitou falar no pagamento do salário de dezembro. Ao ser perguntado disse apenas: “Vamos tentar pagar em dia”, esquivou-se.
Fonte: PortalCorbelia / ABC News


')