Dr Giovani, Tadioto e Nelita são os pré-candidatos para Corbélia
Política | Publicado em 06/08/2016 01:10
O policial militar, Alexsandro Tadioto (PPL) vai representar a terceira via nas eleições de outubro, em Corbélia. O grupo chegou a conversar com outros partidos durante a pré-campanha, mas na convenção, decidiu caminhar sozinho. O pré-candidato à vice é o empresário, Nery Alves, também do PPL. Nelita Bombarda (PDT) vai buscar a reeleição tendo como vice, o ex-prefeito, Nilson de Oliveira (DEM). No principal grupo de oposição o pré-candidato é Giovani Hnatuv (PMDB), tendo como vice, Dangelles Decki (PP).
Mesmo tendo sido aprovados na convenção eles só poderão ser chamados de candidatos depois que o juiz eleitoral expedir o registro da candidatura, o que deve ser feito antes do dia 15 de agosto. O município tem 17.076 habitantes. Desse número 13.769 são eleitores. Os candidatos a prefeito poderão gastar até R$ 108.039,06 na campanha eleitoral e poderão contratar até 138 cabos eleitorais em cada uma das chapas. Já os candidatos a vereador podem gastar até R$ 10.803,91 e contratar até 69 pessoas para trabalhar na campanha.
Nas últimas eleições o prefeito afastado, Ivanor Bernardi (PSD), somou 6.059 votos enquanto que o oponente, Jair Fontana (PMDB) somou 5.394 votos. O vereador mais votado foi Maico Xuxão, que alcançou 727 votos. O menos votado foi Osni Alves, com 358 votos.
Nas eleições de 2012 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou 11.913 votos válidos em Corbélia. O percentual de brancos, naquela eleição, chegou a 1,79% e os nulos somaram 1,14%. Já o índice de abstenção chegou a 10%. Nas eleições deste ano o município terá 13.769 eleitores. Cada partido ou coligação, que pensa em buscar uma cadeira no Legislativo, terá que conquistar, pelo menos, 1.251 votos.
Esse é o chamado quociente eleitoral. É por causa desse quociente que muitos candidatos não conseguem se eleger mesmo tendo votação mais expressiva que muitos outros. O quociente eleitoral é obtido através da divisão do número de votos válidos pelo número de vagas no Legislativo.
Fonte: PortalCorbelia / ABC News