Corbélia, 27/11/2024
Notícias

TJ estuda a proposta para construção do novo fórum

Reunião foi no gabinete do prefeito, Ivanor Bernardi

Cotidiano | Publicado em 08/11/2015 22:49

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcelos, se reuniu com um grupo de notáveis de Corbélia. Foi na sede do Tribunal, em Curitiba, com a presença do prefeito, Ivanor Bernardi, de representantes do Legislativo, da Juíza e da promotora da comarca. O objetivo era mostrar ao desembargador a necessidade da construção do novo prédio do fórum.

O grupo enfrentou resistência porque o desembargador chegou a dizer que a construção não estava na lista de prioridades do Tribunal de Justiça. entretanto foi convencido pela juíza e se mostrou disposto a reavaliar a posição. Ele reconheceu que, em Corbélia, as condições de atendimento são bastante precárias e há necessidade de melhorar o ambiente de trabalho para dar celeridade aos processos.

A comissão multidisciplinar alega que o prédio onde funciona a Justiça é ultrapassado e não atende a demanda. Por causa disso há situações que são bastante peculiares. Todos os julgamentos populares, os famosos júris, precisam ser realizados no plenário da Câmara de Vereadores. Por causa disso, quando há necessidade de marcar o julgamento a juíza precisa antes fazer um pedido de empréstimo ao Legislativo e aguardar a disponibilidade daquele espaço.

“Quando tem júri os vereadores são obrigados a ceder seus gabinetes para abrigar os réus”, explicou o vereador, Edson Vianei Barela, que acompanhou o encontro, em Curitiba. Foram esses argumentos que ajudaram a convencer o presidente sobre a necessidade. Ele chegou a marcar uma viagem para verificar pessoalmente a situação. O encontro estava marcado para quinta-feira (05), mas foi cancelado de última hora por causa de problemas na agenda do desembargador.

A proposta, apresentada em Curitiba, é construir a obra em um terreno que pertence ao Município. O local abriga o parque de máquinas e para abrigar o fórum precisa ser doado ao Estado. Tudo isso ainda demora, mas o Prefeito, Ivanor Bernardi, teria se mostrado favorável à transferência do imóvel. Ele já disse, em outras ocasiões que o parque de máquinas precisa ser retirado do centro da cidade.

A reunião em Curitiba terminou sem um resultado prático. Enquanto isso, o prefeito, Ivanor Bernardi tem pela frente outro desafio. Com a possibilidade da construção, o prefeito terá que retirar o Parque de Máquinas daquele espaço e transferir para outro local. A área ainda não foi

definida, mas a uma sugestão para que seja utilizado um imóvel que já pertence ao Município, e fica na antiga estrada de Cafelândia. Essa proposta ainda precisa ser amadurecida
Fonte: PortalCorbelia / ABC News


')