A Câmara de Vereadores de Corbélia ficou lotada na segunda-feira (03). Foi durante entrega de Titulo de Cidadão Honorário ao pioneiro, Aldino Formighieri. A solenidade, bastante emotiva, contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, da comunidade e amigos pessoais da família homenageada. Aldino chegou ao local acompanhado da esposa Henriqueta. Filhos, e netos já estavam presentes e acompanharam atentamente a cerimônia que durou cerca de 40 minutos.
Um dos pontos fortes de Aldino, que pesou decisivamente na entrega do titulo, foi a dedicação pessoal com a comunidade. Há dois anos, quando Corbélia foi arrasada por uma chuva de granizo, foi com a ajuda de máquinas da família Formighieri que a comunidade se reestabeleceu. Na ocasião foram colocados à disposição do Município, desde tratores, caminhões e até pessoal que trabalha nas empresas da família.
É um homem que sempre ajudou a região. Lembro que em Cafelândia a família participou da recuperação de estradas e sempre sem cobrar nenhum centavo, descreveu o vereador Nei Pauvels, autor da proposição que foi aprovada por unanimidade de votos. Nei esta, foi uma das melhores coisas que você fez aqui no Legislativo, enalteceu o prefeito, Ivanor Bernardi, durante discurso na tribuna da Casa. O Aldino, a dona Henriqueta e toda a família merecem esse reconhecimento, continuou.
Aldino é filho de Fernando Formighieri e Antonia Masque. Nasceu em 22 de maio de 1929, em passo fundo (RS). Chegou ao Paraná em 1947, trazido pelo seu primo, Artur Tomazzi. Casou-se em 1953, com Henriqueta Pianizzer, na igreja Santo Antonio, em Cascavel. O casal já está junto há 62 anos. Nesse tempo teve quatro filhos, Nair, Adair, Ademar e Euclides. Hoje são 10 netos, oito bisnetos.