Corbélia, 28/11/2024
Notícias

Sanepar e Prefeitura de Corbélia debatem investimentos em saneamento

Cotidiano | Publicado em 11/06/2015 12:06

O gerente geral da Sanepar na Região Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, e o prefeito de Corbélia, Ivanor Bernardi, reuniram-se nesta quarta-feira (10) para tratar dos investimentos que estão em curso nas duas estações de tratamento de esgoto da cidade. Eles também conversaram a respeito do Contrato de Programa a ser estabelecido entre o município e o Governo do Estado, por meio da Sanepar. O gerente explicou que, para atender a Lei do Saneamento, os agentes financeiros têm condicionado a liberação de recursos para obras ao Contrato de Programa.
 
As metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que foi aprovado em audiência pública em março deste ano, são formalizadas no Contrato de Programa. O prefeito informou que irá encaminhar o projeto de lei do PMSB à Câmara de Vereadores com a maior brevidade possível.
 
Durante o encontro também foram definidas ações para ampliação da rede coletora de esgoto na cidade. A meta é ampliar em mais 10 mil metros a extensão da rede e implantar pelo menos mais 380 ligações domiciliares de esgoto. O prefeito disse que o município vai definir as áreas prioritárias para implantação do empreendimento, visando contemplar as regiões mais adensadas.
 
Além dos investimentos para que o índice de atendimento com esgoto chegue aos 80%, das obras para manter 100% no índice de atendimento com água tratada, a continuidade da prestação dos serviços de saneamento pela Sanepar traz mais vantagens ao município. A empresa irá repassar mensalmente 1% do montante arrecadado ao Fundo Municipal de Saneamento Básico, cujos recursos devem ser aplicados na proteção e conservação do meio ambiente e uma bonificação de 50% nas tarifas de água e esgoto aos prédios públicos municipais.
 
Após a reunião que contou ainda com a presença do secretário da Fazenda, Darci Coraça, o prefeito e o gerente vistoriaram as obras de ampliação e de melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rancho Mundo.
Fonte: Município de Corbélia


')