Corbélia, 28/11/2024
Notícias

Vereador de Corbélia denuncia uso de avião em pulverizações agrícolas

Há uma lei em Corbélia que proíbe a pulverização aérea no município.

Cotidiano | Publicado em 26/04/2015 15:54

A pulverização aérea de defensivos agrícolas foi tema de uma ampla discussão na Câmara de Vereadores de Corbélia. O assunto se tornou público depois que o presidente, Dangelles Decki (PP), usou a palavra para informar que houve uma série de denúncias sobre uma pulverização que foi realizada há 15 dias. A prática, segundo ele, é proibida no Município. Dangelles relatou que um produtor rural utilizou o avião para pulverizar agrotóxicos na lavoura.
 
O vereador evitou falar o nome do produtor, mas disse que não é difícil identificar. Disse também que a lavoura fica entre a sede do município e o distrito de Penha. Justificou que a pulverização faz mal ao meio-ambiente e à saúde humana. Recebeu apoio de colegas e destacou que essa situação precisa ser observada com mais compromisso por parte das autoridades ambientais.
 
Ney Pauvels, líder do prefeito na Casa, se mostrou sensibilizado e disse que é preciso conscientizar os produtores. “Há muitos casos de doenças graves que podem ter sido provocadas pelo excesso de defensivos agrícolas. Por isso, cada um precisa fazer a sua parte”, argumentou. A vereadora Guiomar Jandrey, também se mostrou sensibilizada. O assunto, entretanto, não foi levado adiante e ficou apenas na denuncia em plenário.
Fonte: ABC News


')