Corbélia, 28/11/2024
Notícias

Plano de Saneamento Básico é entregue em audiência pública

Ivanor Bernardi agradeceu empenho da comunidade e comemorou os resultados

Cotidiano | Publicado em 08/03/2015 07:39

Técnicos da Prefeitura de Corbélia apresentaram, na terça-feira (03), o Plano Municipal de Saneamento Básico. Foi em audiência pública, na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades políticas, empresariais e representantes de classe. O documento foi elaborado pela Planideia, a empresa vencedora da licitação. Para chegar ao resultado final as equipes demandaram um ano inteiro de estudos e reuniões. Nesses encontros foram ouvidas pessoas do perímetro urbano e das comunidades rurais.

Os encontros permitiram a elaboração de um diagnóstico que espelha a realidade do município e mostra as necessidades em pontos que precisam ser atacados. Eles também forneceram subsidio para a elaboração de um prognóstico com ações para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, nos próximos 20 anos.

O Plano de Saneamento Básico possui informações que mostram, por exemplo, onde a cidade buscará água para abastecimento daqui a 20 anos; quais ações precisam ser desenvolvidas para a conservação de bacias hidrográficas para que não falte água potável; como será feito o tratamento do lixo doméstico e de que forma será feito o tratamento do esgoto, além de uma série de outros detalhes, imprescindíveis, para o desenvolvimento harmônico da cidade.

O presidente do Sindicato Rural, Danilo Manica, classificou o documento como de fundamental importância para a qualidade de vida da população. Parabenizou a iniciativa do prefeito, Ivanor Bernardi e destacou que as sugestões precisarão ser colocadas em prática, imediatamente. “O documento está pronto. Agora sabemos onde agir e o que fazer. É questão de arregaçar as mangas e trabalhar”, disse. “A realidade não permite novas agressões ao meio ambiente. E este plano tem as sugestões que podem melhorar todo o habitat onde vivemos”, justificou.

O Plano de Saneamento Básico servirá para a elaboração da Lei Municipal de Saneamento Básico, cujo projeto deverá ser encaminhado, nos próximos dias, para apreciação da Câmara de Vereadores. Mas, mesmo antes de ser aprovado, o Plano elaborado em Corbélia foi apontado como um dos melhores do Brasil, em função da grande participação popular.

O prefeito, Ivanor Bernardi, destacou o empenho de toda a equipe e agradeceu a presença da comunidade. “É assim, com a participação de todos, que vamos construindo uma cidade melhor a cada dia que passa. Este é um exemplo de que, quando as coisas são feitas com carinho, os resultados são sempre melhores. Agora, vamos encaminhar o projeto para aprovação dos vereadores e, tão logo seja apreciado, vamos sancionar a Lei. Será um marco histórico para Corbélia”, afirmou.
Fonte: ABC News


')