Corbélia, 25/09/2024
Notícias

Cães participam do 1° Campeonato Internacional de Pastoreio no Paraná

Evento começou na terça (25) e vai até domingo (30), em Corbélia, no PR. Competição testa habilidade de 102 cães do Brasil, Argentina e Uruguai.

Cotidiano | Publicado em 26/11/2014 17:24

Começou nesta terça-feira (25) e segue até domingo (30), o 1° Campeonato Internacional de Pastoreio, realizado em Corbélia, no oeste do Paraná. Mais de 100 cães do Brasil, Uruguai e Argentina participam do evento, que tem como objetivo testar a habilidade e rapidez dos cães.
 
Para a competição, os cães têm 15 minutos para cumprir o circuito que tem um ambiente parecido com o de uma fazenda. Obstáculos, como cercas, e o rebanho de ovelhas que não está acostumado com a presença dos cães são algumas das dificuldades da prova.

Além do tempo, os movimentos também são analisados. “Para ser campeão, o cão precisa ser muito obediente, gentil e ter domínio sobre as ovelhas”, afirmou o juiz de pastoreio, Robert Golicher, que veio da Europa para participar do campeonato.
 
Ao som do apito e das palavras do treinador, os cachorros cercam as ovelhas e as direcionam para um lugar. “O cachorro olha fixamente para o rebanho, igual a um animal quando vai atacar sua presa, mas ele não passa disso. Ele faz que vai atacar, a ovelha acha que vai ser atacada e então começa a andar”, explicou o presidente da Associação dos Criadores de Cães da raça Burder Collie, Dillermando Barros.
 
Os cães, a maioria Burder Collie, são treinados desde filhotes para ajudar no trabalho no campo. “Os cachorros desta raça são considerados os mais inteligentes do mundo, por isso, há mais de 400 anos são usados em países da Europa para auxiliar os peões a lidar com o gado e com as ovelhas”, disse Barros.
Fonte: G1


')