Começa a campanha eleitoral
Cotidiano | Publicado em 07/07/2014 08:02
Começa a corrida em busca dos votos. O calendário eleitoral, editado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê que a partir deste domingo (06), está permitida a campanha eleitoral conforme determina a e lei 9.504/97, em seu artigo 36. Com isso, os candidatos, os partidos políticos e as coligações estão liberados para propaganda em alto falantes, tanto nas sedes dos partidos como em carros de som. A propaganda, entretanto, só poderá ser feita entre as 08 horas e 22 horas.
A partir deste domingo os candidatos, os partidos políticos e as coligações também podem realizar comícios no período entre 08 e 24 horas. Também será permitida a propaganda eleitoral na internet, mas é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Esta exigência está inclusa na lei 9.504/94 nos artigos 5-A e 57-C.
A partir de terça-feira (08) os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), devem convocar os partidos políticos e a representação das emissoras de Rádio e TV para a elaboração do Plano de Mídia que será utilizado no horário eleitoral gratuito. A lei estabelece que a partir de quinta-feira (10), as pesquisas eleitorais precisam citar o nome de todos os candidatos que tenham solicitado registro de candidatura. O entrevistado precisa receber uma listagem com a relação de todos os candidatos antes de responder os questionamentos.
A campanha eleitoral no rádio e na TV começa na terça-feira, 19 de agosto.