BASE DA SAÚDE - O recurso para as as obras nas unidades é transferido diretamente do Fundo Estadual da Saúde para os fundos municipais da saúde. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que o Paraná é pioneiro nesta forma repasse recursos para obras na área da saúde. Antes o repasse era feito por meio de convênios, processo demorado, que atrasava as obras.
Neste governo foi feita a Lei do Fundo Estadual de Saúde, que permite a transferência direta para os fundos municipais. “Conseguimos eliminar a política de convênios, que era burocrática e demorada. Agora usamos o repasse fundo a fundo, que dá agilidade aos repasses e não atrasa obras”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
O secretário destacou a importância da melhoria e expansão da rede de unidades nos municípios. “É nas unidades que está a base da saúde. Pela primeira vez no Estado, conseguimos uma organização do sistema de saúde, com hierarquização dos atendimentos, entregas de equipamentos e capacitação profissional”, afirmou ele.
Toda unidade de saúde que o Estado entrega aos municípios recebe um conjunto completo de equipamentos. Assim, a partir da inauguração, a unidade já está apta a atender o cidadão.
São 65 itens e inclui consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças, armários e móveis, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes. Todas as unidades receberão equipamentos depois de concluídas.
A cidade de Corbélia foi contemplada com mais R$ 600 mil reais para a construção de nova unidade de saúde no bairro Jardim Vera Lúcia, e que vai atender também a Vila São José, BNH e os novos loteamentos Berté 1 e 2.