Corbélia, 28/11/2024
Notícias

Vereadores de Corbélia discutem a extração de gás de xisto

Cotidiano | Publicado em 24/05/2014 10:43

Câmara de Vereadores Ficou lotada para ouvir a palestra

A extração de Gás do Xisto foi tema de uma palestra realizada pelo ambientalista Ivo Pugnaloni, na quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Corbélia. O evento, promovido pela Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop) foi prestigiado por vereadores de vários municípios e pela comunidade em geral. Os produtores rurais estão apreensivos com a possibilidade da instalação de empresas mineradoras na região. Essa possível instalação, ocasionaria um grande prejuízo para o agronegócio.

O processo conhecido pelo termo “Fracking”, consiste na fraturamento hidráulico das rochas para a extração de gás. É considerado um dos processos de produção de energia mais agressivos ambientalmente e está proibido em vários países do mundo. Ele é elaborado por uma fórmula contendo 609 componentes químicos que são injetados no subsolo sob a pressão de 5 mil atmosferas para fazer o metano se desprender do solo. Antes da injeção desse coquetel químico são realizadas violentas explosões no subsolo para quebrar as rochas sedimentares. O método é proibido por lei na França e seus efeitos sobre o Meio-Ambiente.
 
Ivo Pugnaloni afirmou que é necessário aos vereadores elaborarem leis de uso do solo que sejam severas para impedir a instalação das empresas em terreno paranaense. Segundo ele, já houve a licitação de exploração do subsolo em alguns municípios, mas estabelecer os critérios de uso do solo é de competência dos municípios. “Eles têm total autoridade para fazer a administração”, destacou o palestrante.
Fonte: Jornal ABC


')