Vigilância Sanitária Municipal
Cotidiano | Publicado em 07/04/2014 17:38
Vigilância Sanitária é a parcela do poder de polícia do Estado destinada à defesa da saúde, que tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse à saúde.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. No Paraná a VISA coordena o trabalho feito em todas as cidades (pelas vigilâncias municipais) e complementa ações e normas quando há necessidade.
A Vigilância Sanitária do Município de Corbélia, neste ano de 2014, definiu seu caráter como “preventivo”, de intervenção nos problemas sanitários. A respeito de sua abrangência, a face mais visível da Vigilância Sanitária para a sociedade é a fiscalização.
Mas, a ação da VISA Municipal só será efetiva com o estabelecimento de uma parceria com a sociedade. Essa ação deve ter como perspectiva promover e proteger a saúde, significando melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido a Vigilância Sanitária Municipal ampliará o seu campo de atuação, da defesa do consumidor real ou potencial de produtos e serviços, para a defesa do direito do cidadão a uma vida saudável.
Para fazer uma denúncia ou reclamação dirija-se a Secretaria Municipal de Saúde, sala da Vigilância Sanitária localizada na Av. Minas Gerais, 89, Lembrando que sua denúncia é sigilosa, mas deve ser feita formalmente. Estamos de prontidão para melhor atender você.