Helicóptero do Samu Oeste faz o primeiro atendimento
Cotidiano | Publicado em 23/01/2014 08:26
Na manhã de ontem, em solenidade na Prefeitura de Cascavel, o governador Beto Richa e o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, entregaram oficialmente para Cascavel e região o helicóptero prometido ao Samu Oeste, para auxiliar nos trabalhos de urgência e emergência a doentes e vítimas de acidentes.
“Nós sabemos que cada minuto é precioso para salvar uma vida. Esta agilidade na remoção dos pacientes pode salvar muitos paranaenses. Estamos operando com um helicóptero há cerca de um ano na cidade de Londrina para operações policiais e para a saúde e tem sido um absoluto sucesso. Agora estamos lançando em Cascavel um exclusivamente para a saúde. Ele está muito bem equipado e tem todos os aparelhos necessários para socorrer casos de urgência e emergência”, disse o governador, que cumpriu assim um compromisso de campanha.
Já o secretário Caputo afirmou que antes do atual governo o Samu não funcionava e que a contratação de uma empresa para prestar os serviços aeromédicos ampliará e qualificará os atendimentos num raio de 250 quilômetros e um total de 171 municípios.
Sobre o contrato, que custará ao Estado R$ 11 milhões por ano, Caputo explicou que nele estão incluídos todos os equipamentos necessários, a manutenção e a disponibilização de equipes treinadas. “São 50 horas para helicóptero por mês, mas isso pode ser ampliado de acordo com a necessidade. Só o avião que está operando em Curitiba desde a semana passada já fez 17 atendimentos”, comentou.
Primeiro atendimento
O helicóptero já está na ativa na região. Segundo o diretor técnico do Consamu, Rodrigo Nicacio, o primeiro atendimento foi feito ontem mesmo, horas depois da entrega. Um recém-nascido de Assis Chateaubriand foi transferido para uma UTI neonatal de Ivaiporã.
Mais melhorias
Na oportunidade, Beto Richa confirmou mais um conjunto de ações para ampliar e aprimorar o atendimento na área da saúde em Cascavel e região. O governador anunciou o início de três importantes obras: das alas de queimados e materno-infantil no HU (Hospital Universitário) e nova sede do Cisop. Ele também fez a entrega dos equipamentos do Telessaúde para nove municípios da região. Os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Anahy, Braganey, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, Nova Aurora, Santa Lúcia e Vera Cruz do Oeste terão acesso a um serviço de consultoria técnica (uma segunda opinião) para discutir casos clínicos com especialistas da Unioeste.