Uma antiga aspiração das comunidades de Iguatu e de Anahy, municípios de pequeno porte próximos de Cascavel, será em breve materializada. O anúncio de pavimentação de um trecho de cerca de 25 quilômetros entre os dois municípios, que compõe a PR-474, foi feito ontem durante visita do governador Beto Richa. Hoje, o chefe do Executivo cumpre agendas em Jesuítas e Nova Aurora, onde encerrará ciclo iniciado no começo da gestão no qual ele se comprometia a visitar os 399 municípios do Estado.
Os primeiros compromissos de Beto, ontem, foram em Palmital e Laranjal, cidades do Médio-Centro-Oeste do Estado. Antes, o governador passou por municípios do Sudoeste, onde anunciou obras e parcerias. No Oeste, ele esteve reunido com líderes de Iguatu e Anahy, comunidades de pequeno porte e forte perfil primário. A pavimentação do trecho da PR é luta antiga e considerada importante para contribuir com o processo de avanço econômico da microrregião. A previsão é que a obra consuma R$ 2 milhões em investimento.
Hoje, os moradores das cidades vizinhas têm duas opções: ou percorrem a BR-369, em trajeto de cerca de 55 quilômetros, ou então seguem pelo acesso cascalhado, que se torna praticamente intransitável em épocas de chuva forte e contínua. “Com a pavimentação, os moradores terão mais comodidade de locomoção e menos transtornos, principalmente em períodos de instabilidade climática”, conforme Beto.
Histórico
Os prefeitos de Iguatu e Anahy, Flávio Aparecido Brandão e Carlos Reis (interino) consensuam ao afirmar que o anúncio de Beto é histórico. “Essa é uma bandeira antiga. Muitos, há anos, envolvem-se para sensibilizar as autoridades a investir nesse empreendimento”, conforme Flávio, que é do PT – o prefeito de Anahy, Joacir Lazzaretti, também é do Partido dos Trabalhadores. A intenção, vencidas as etapas burocráticas, é que os trabalhos iniciem o mais depressa possível.
Governador reforça parcerias
Na passagem por Iguatu e Anahy, o governador Beto Richa, acompanhado de líderes locais, visitou obras em andamento e conheceu programas que contemplam as duas comunidades. Entre outros, Iguatu recebeu R$ 300 mil do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios a obras de pavimentação.
Doze famílias de lavradores foram atendidas com moradias construídas pela prefeitura em parceria com o Estado. Mais 25 estão previstas, na cidade. O prefeito Flávio Brandão informa que está em andamento também a implantação de um sistema que levará água tratada à comunidade de Córrego da Onça. Outro, à localidade de Vai ou racha, foi autorizado por Beto.
Por sua vez, Anahy recebe recursos à construção de calçadas, inclusive com quebra de barreiras arquitetônicas, moradias populares (23 inauguradas, 14 em obras e 35 previstas), além de operações de conservação em rodovias e implantação de sistemas de abastecimento de água no interior
Fonte: OParaná
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade