A SECRETARIA DA SAÚDE INFORMA:
Os Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência (SAMU) estão regulamentados pela Portaria GM / MS nº 2.048, de 05 de novembro de 2002, que instituiu o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência e pelas Portarias GM / MS 1863 e 1864 de 29 de setembro de 2003.
1. O que o SAMU atende?
Situações onde houver risco de vida iminente: urgências clínicas agudas (parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc); urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc) e outras. FICAM EXCLUÍDOS OS TRANSPORTES ELETIVOS PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES ELETIVOS / AGENDADOS, ELUCIDAÇÃO DIAGNÓSTICA, TRATAMENTO AMBULATORIAL (HEMODIÁLISE, FISIOTERAPIA, FISIATRIA, CONSULTA COM ESPECIALISTA, TRANSFERÊNCIAS PARA INTERNAÇÃO ELETIVA, TRANSFERÊNCIAS PARA CIRURGIA ELETIVA).
2. Como acessar?
Ligação 192 – Gratuita, atendimento 24 horas, com gravação completa das conversações.
Abertura de Atendimento – Telefonista Auxiliar de Regulação Médica acolhe a solicitação e registra: nome do solicitante, telefone, endereço, pontos de referência, nome do paciente, sexo, idade, queixa, fator causador. A ligação é transferida ao médico regulador.
3. Regulação Médica
Médico Regulador presume a gravidade da situação, a partir das informações dadas pelo solicitante, Importante responder com objetividade as perguntas feitas pelo Médico, como por exemplo: respira? está consciente? tem ferimentos visíveis?
Médico Regulador decide pelo envio do recurso (Ambulância de Suporte Básico ou Avançado – UTI), se for necessário o atendimento do SAMU no local, considerando necessidade e ofertas disponíveis, dentro do território de abrangência da ocorrência. Em situações não caracterizadas como risco iminente de vida, o médico orienta outras medidas a serem efetuadas pelo solicitante.
4. Atendimento pré-hospitalar móvel primário
- Solicitação de socorro oriunda de um cidadão e atendimento do paciente no local da ocorrência, pelas equipes do SAMU. Avaliação do paciente, seguindo protocolos estabelecidos para atendimentos pré–hospitalares móveis de urgência.
- Comunicação entre equipe do SAMU, via rádio ou telefone, com Central de Regulação - informação dos dados averiguados no local da ocorrência ao médico regulador, para estabelecimento da gravidade local.
- Estabelecimento de condutas pelo Médico Regulador e, se necessário, deslocamento para "Portas de Urgências" da cidade – Pronto - Atendimentos e Emergências Hospitalares – respeitando a complexidade de atenção mais adequada ao atendimento do paciente.
5. Atendimento pré-hospitalar móvel secundário
- Solicitação de socorro oriunda de um serviço de saúde, com necessidade de transferência do paciente para Unidade de maior complexidade, desde que o paciente esteja em situação de URGÊNCIA / EMERGÊNCIA MÉDICA, com avaliação e decisão a ser tomada pelo médico regulador.
- Avaliação do paciente, pela equipe do SAMU, seguindo protocolos estabelecidos para atendimentos pré–hospitalares móveis de urgência.
- Comunicação entre equipe do SAMU, via rádio ou telefonia celular, com Central de Regulação - informação dos dados averiguados no local da ocorrência ao médico regulador, para estabelecimento da gravidade local.
- Estabelecimento de condutas pelo Médico Regulador e, se necessário, deslocamento para "Portas de Urgências" da cidade – Pronto - Atendimentos e Emergências Hospitalares – respeitando a complexidade de atenção mais adequada ao atendimento do paciente.
6. Principais objetivos:
- Realizar a regulação médica das urgências e emergências no âmbito da abrangência territorial do CONSAMU;
- Prestar o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel na cidades em situações de urgência de qualquer natureza; assignando os recursos necessários para o atendimento;
- Realizar os transportes medicados entre os hospitais do Comitê Gestor de Urgências da região para situações em que o paciente esteja em risco de morte (VAGA ZERO);
- Realizar os transportes de pacientes não medicados para os serviços de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA que integram a Rede de Serviços da abrangência do CONSAMU;
- Coordenar o Plano de Defesa Civil;
- Servir como observatório epidemiológico para o Sistema de Saúde da região
Esclarecemos, que nossa ambulância além de atender Corbélia, presta serviço a outros municípios vizinhos de Anahy, Braganey e Iguatu.
Informamos ainda que a base da ambulância e dos funcionários que estariam acompanhando o transporte do paciente, ficam na base da defesa civil.