Prefeito e Agentes de Endemias discutem projeto para evitar uma possível epidemia de dengue
Cotidiano | Publicado em 22/10/2013 15:08
O prefeito, Ivanor Bernardi, se reuniu com agentes de endemias de Corbélia. Ele ouviu dos servidores sugestões que podem ser colocadas em prática para a conscientização da comunidade sobre os riscos da dengue. O objetivo é evitar a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença. Com a tempestade de granizo, registrada há um mês, a cidade ainda está repleta de entulhos o que causa preocupação tanto no prefeito quanto na equipe de endemias.
“Muita gente usou lonas para cobrir as casas e depois que a reforma foi concluída esse material foi descartado de forma indevida”, relatou Ivanor. Essas lonas jogadas no meio ambiente, de forma incorreta, acumulam água que serve de local para que os mosquitos desovem. A situação ficou ainda pior nestes últimos dias por causa da alta umidade e do aumento gradativo na temperatura. “O que estamos fazendo é uma ação preventiva no sentido de evitar que tenhamos outro problema para ser enfrentado logo adiante”, destacou o prefeito.
A partir desta segunda-feira (21) a equipe de endemias será mais rigorosa na fiscalização sobre os entulhos. “A população precisa entender que essa é uma medida extremamente importante e necessária para evitar que a doença se propague”, destacou Ivanor. Todo o material está sendo recolhido por equipes da prefeitura. Telhas de cimento amianto, por exemplo, estão sendo encaminhadas para um aterro de materiais contaminantes.
As telhas de barro são levadas para outro local e o forro de PVC será recolhido pelo fabricante através de um acordo com a prefeitura. A maior preocupação é com lonas velhas e móveis que precisam ser retirados de casa, mas a prefeitura orienta que as equipes farão o recolhimento nos próximos dias.