A Defesa Civil do Estado do Paraná está recrutando voluntários para atuarem na 4ª Coredec (Coordenadoria Regional de Defesa Civil), com sede em Cascavel, mas que atende 42 municípios da região.
Para ser voluntário é bem simples: basta ter interesse e fazer um cadastro no site da Defesa Civil, clicando aqui. O trabalho é regido por uma lei própria ao voluntário e as atividades não faltam.
Cada cidade, onde exista a atuação da Defesa Civil, há também um plano de contingência e em caso de necessidade ele é colocado em prática.
“Neste plano, há um cadastro de todas as ferramentas disponíveis em caso de uma emergência. Nele também é possível ter acesso aos voluntários cadastrados junto a Defesa Civil da cidade”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Antonio Schinda.
Todo voluntário cadastrado no sistema é convocado, em caso de emergência, para atuar na região onde mora. A cidade de Corbélia - devastada por um temporal recentemente – é um exemplo onde voluntários cadastrados estão atuando.
Eles se revezam para os trabalhos, conforme mostram as fotos feitas pelo capitão do Corpo de Bombeiros e responsável pela 4ª Coredec, Antonio Schinda.
“Trabalho não falta, há muita atividade e pouca mão de obra. Qualquer pessoa pode ser voluntária, basta ter vontade e disposição”, finaliza.