Corbélia, 28/09/2024
Notícias

Ferroeste quer trem mais veloz

Cotidiano | Publicado em 03/01/2008 10:41

Cascavel - Depois de passar cerca de 9 horas dentro da cabine de uma das três locomotivas que puxavam 31 vagões carregados com cimento, adubo e óleo vegetal, além de vagões para cargas frigoríficas para a Sadia, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, anunciou ontem, em Cascavel, que a empresa fará investimentos em 2008 e 2009 para aumentar a velocidade do trem.
Samuel embarcou no pátio da Ferroeste em Guarapuava pouco antes das 8 horas da manhã de ontem e desembarcou na estação ferroviária de Cascavel às 16h30. O trecho totalizou 248 km.
Segundo Samuel, a viagem teve dois objetivos: o primeiro, prestar homenagem e o reconhecimento aos cerca de 130 trabalhadores da Ferroeste (deste total, 18 são maquinistas que operam as locomotivas); o segundo, realizar uma viagem de inspeção. “Pude ver in loco a nossa linha. Anteriormente já percorri o trecho com carro de linha e tenho relatórios técnicos de engenheiros. Agora pude verificar de dentro do trem de carga e ao lado de um experiente maquinista, a realidade da nossa ferrovia, para tomar as medidas necessárias à sua preservação”, detalhou ele.
O presidente informou que, hoje, a velocidade média do trem na Ferroeste é de 30 km/h, embora a ferrovia tenha sido construída para permitir que essa velocidade chague a 60 km/h. “De posse dos dados da área técnica e agora com a verificação que pude fazer pessoalmente ao longo do trecho, vou reunir a diretoria da empresa para definir as medidas e os investimentos que deveremos realizar nos próximos dois anos. A meta é fazer com que a velocidade média do trem fique acima dos 45 km/h, contra os 30 km/h atuais, o que vai melhorar também o desempenho da ferrovia”, disse Samuel.
Ele elogiou a qualidade da estrada de ferro, que foi construída pelo governo do Estado em parceria com o Exército, mas disse que a manutenção dos últimos dez anos, que estava a cargo da empresa que explorava a ferrovia, deixou muito a desejar.


')